Thursday, July 13, 2006

Campeonato do Mundo . Alemanha 2006

A quarta vez de Itália

Chegou ao fim o Mundial da FIFA - Alemanha 2006. Um mês e 64 jogos depois, a final de Berlim consagrou a Itália como a nova campeã do Mundo. A Squadra Azzura é agora a segunda selecção com mais títulos, quatro, a seguir ao pentacampeão Brasil.
Num Mundial onde prevaleceu o futebol baseado na segurança defensiva, vale a pena recordar as palavras que Luís Filipe Scolari proferiu no final do Portugal – Holanda. “As equipas que jogam bonito já estão quase todas em casa”. Uma frase que traduz aquilo que se assistiu em muitas partidas deste Campeonato. Basta atentar em três das quatro selecções que atingiram as meias-finais. Itália, França, e também Portugal, assentaram o seu futebol no rigor defensivo para só depois arriscar no ataque. No mundo da bola é costume dizer-se que jogar neste sistema é jogar à “italiana”. Olhando dessa perspectiva, fica então a ideia que o título estará bem entregue.
O Mundial que agora termina foi um campeonato que podia ter sido o de Ronaldinho, Messi, Ballack, e Wayne Rooney, por exemplo. Mas não foi. E como eles, outras estrelas consagradas passaram ao lado do jogo. Não foi o caso de Zidane. Na hora do adeus, o melhor número 10 dos últimos dez anos decidiu terminar a carreira da pior forma. A final do Mundial 2006 ficará na história como o jogo em que a Itália venceu a França, e em que Zidane se despediu dos relvados com uma tremenda agressão.
Dois anos depois de uma final europeia, eram altas as aspirações da selecção portuguesa quando há um mês partiu para a Alemanha. No entanto, seriam poucos os que imaginavam, de facto, vê-la regressar como a quarta melhor do Mundo. Um feito histórico para o futebol português. Depois das magníficas prestações nos Europeus de 2000 e 2004, a equipa das quinas brilhou agora aos olhos do Mundo. Portugal entra no novo milénio como uma das mais respeitadas selecções do planeta.

12. 07. 2006

No comments: